top of page
  • Foto do escritorAlex Nakahara

Manifestação do Destinatário: o que é e como fazer!

A Manifestação do Destinatário é a forma que o destinatário tem de se posicionar sobre a operação descrita na NF-e emitida para o seu CNPJ/CPF. Ela é registrada após a autorização de uso da NF-e e informa se o destinatário tem ou não conhecimento daquela operação. Além disso, a manifestação também pode ser utilizada para fins de controle interno, confirmando que a operação foi realizada corretamente e que os produtos ou serviços foram recebidos conforme o esperado.


Os eventos de manifestação disponíveis são:

  • Ciência da Emissão: É a única manifestação não conclusiva, ou seja, ela não indica o desfecho da operação e informa que o destinatário está ciente de que a nota fiscal foi emitida e também permite o acesso completo ao XML da NF-e.

  • Confirmação da Operação: Utilizada pelo destinatário para informar que a mercadoria foi recebida corretamente para informar que a operação descrita na NF-e aconteceu da forma prevista.

  • Desconhecimento da Operação: Informa que o destinatário desconhece a operação descrita nessa nota fiscal, acontece quando o emissor da nota fiscal acaba informando a sua empresa como destinatário de forma equivocada e também situações de fraude.


Cada uma delas pode ser registrado apenas uma única vez na nota fiscal e o que vale é a última que foi editada. É importante que você registre os conhecimentos da operação, assim você protege a sua empresa evita inclusive o recolhimento de impostos indevidos.


A obrigatoriedade da Manifestação no destinatário pode variar conforme o Estado, então é importante é que você fique atento às normas do seu estado.


Para realizar a manifestação por meio do Portal Nacional da NF-e, o destinatário deve acessar o Portal Nacional da NF-e e clicar na opção "Manifestação Destinatário".


O ERP HDTec é uma solução de Sistema Integrado de Gestão Empresarial que possui a funcionalidade de Manifestação do Destinatário. Com ele, você não precisa entrar no site da SEFAZ para realizar a manifestação, pois pode fazer diretamente na plataforma. Além disso, você também pode baixar o XML da NF-e.


Se você já é cliente, vá em Faturamento >> Manifestação do Destinatário.



Ficou interessado no ERP HDTec? Entre em contato com nossos especialistas pelo telefone ou WhatsApp hoje mesmo para saber mais!


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page