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Foto do escritorAlex Nakahara

Como usar a Curva ABC para aumentar o lucro da sua empresa?

Atualizado: 21 de ago. de 2023

A Curva ABC é uma ferramenta gerencial que classifica quais são os produtos mais importantes da sua empresa. Ela auxilia na administração de custos e na organização dos produtos por prioridade, otimizando os processos de vendas e ajudando a saber a hora certa de investir nos itens com maior potencial de retorno e também para saber quais produtos não podem faltar no seu estoque!



Para fazer a curva ABC, é preciso classificar os grupos de produtos por grau de importância, que serão divididos em três setores, sendo A, B e C. Os produtos de curva A têm maior valor, os de classe B têm valor intermediário e os produtos de classificação C são aqueles que possuem a menor valorização nessa escala.


Vou trazer de forma prática como você pode fazer na sua empresa! Conforme exemplo abaixo, utilizei 10 produtos para analisar. Siga o passo a passo conforme abaixo:


Coluna 1, 2 e 3 - Liste os produtos vendidos, a quantidade e valor vendido em um período (Ex: 1 mês)


Coluna 4 - Multiplique o valor unitário pela quantidade vendida de cada produto, assim conseguimos obter o faturamento de cada produto. Após isso, ordene a lista de acordo com o valor total de faturamento (do maior para o menor). Neste formato, o primeiro produto será o que teve maior valor de faturamento.


Coluna 5 - Inclua o Total Acumulado, para isso some o valor total do faturamento + soma dos faturamentos anteriores. A ultima linha será o valor total de faturamento de todos os produtos.


Coluna 6 - Para preencher a coluna com a % que o faturamento de cada produto representa em relação ao total geral de faturamento, você pode utilizar a seguinte fórmula: (Valor Total do Produto / Total de Faturamento Geral ) X 100. Dessa forma, você conseguirá saber qual a porcentagem de faturamento que cada produto representa em relação ao total geral de faturamento da sua empresa.


Coluna 7 - Nessa coluna, adicione a somatória acumulada das porcentagens. Para isso, some o % do Faturamento + % Acumulado do produto anterior. O valor da última linha deverá ficar com 100%.


Coluna 8 - Defina a classificação dos produtos. Tradicionalmente, são utilizados os seguintes valores:

  • Classe A : 80%

  • Classe B: 15%

  • Classe C: 5%

Para cada classificação, selecione os produtos que possuam o somatório de porcentagem (Representado pela coluna 7) menor ou igual a classificação desejada. Faça isso com B e C também.

Como entender essas informações?

  • Os produtos da Classe A, representam 80% do seu faturamento e merecem uma atenção especial e nunca podem faltar no seu estoque!

  • Os produtos da Classe B, representam 15% do seu faturamento e são muito importantes para compor no seu portfólio. Geralmente podem os itens complementares para aumentar o ticket médio das vendas.

  • Os produtos da Classe C, representam 5% do seu faturamento devem ser revisados para analisar se realmente são necessários.

Se você já utiliza o ERP HDTec, você pode usar a Curva ABC para classificar seus produtos e tomar melhores decisões sobre o seu estoque. Para acessar a ferramenta, vá em Controle de Estoque > Relatórios > Relatório de Curva ABC (Estoque).

Para conhecer o nosso sistema, entre em contato com nossa equipe comercial pelo telefone ou WhatsApp:




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