CFOP para transferĂȘncia de estoque entre matriz e filial
- Alex Nakahara
- 19 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2024
A transferĂȘncia de estoque entre matriz e filial Ă© uma operação comum em empresas com mais de um estabelecimento. Para que seja realizada de forma correta, Ă© necessĂĄrio utilizar o CFOP correto e emitir uma nota fiscal de transferĂȘncia de estoque. Para isso, Ă© necessĂĄrio s eguir os seguintes passos:
Identificar o CFOP correto
à a abreviação de Código Fiscal de OperaçÔes e PrestaçÔes. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal.
O CFOP 5409 Ă© um dos cĂłdigos fiscais mais utilizados na transferĂȘncia de mercadorias entre filiais do mesmo estado, de mercadorias adquiridas de terceiros que nĂŁo foram industrializadas pela empresa, e que sĂŁo sujeitas Ă Substituição TributĂĄria (ST).
Para transferĂȘncias dentro de um mesmo estado, existem alguns cĂłdigos fiscais comuns. Confira os mais utilizados abaixo, mas sempre confirme com a sua contabilidade:
CFOP 5151: transferĂȘncia de produção do estabelecimento;
CFOP 5152: transferĂȘncia de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros;
CFOP 5408: transferĂȘncia de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito ao regime de substituição tributĂĄria;
CFOP 5409: transferĂȘncia de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributĂĄria;
CFOP 5552: transferĂȘncia de bem do ativo imobilizado;
CFOP 5557: transferĂȘncia de material de uso ou consumo;
Preparar a documentação e Emitir a nota fiscal
Para emitir uma nota fiscal de transferĂȘncia de estoque, a empresa deverĂĄ dispor da documentação da mercadoria a ser transportada, incluindo notas fiscais de entrada. A nota fiscal pode ser emitida manualmente ou por meio de um sistema emissor de notas fiscais.
Automatização do processo no ERP HDTec
Utilizando-se de um sistema moderno como o ERP HDTec, Ă© possĂvel automatizar o processo de emissĂŁo de notas fiscais de transferĂȘncia de estoque. Isso reduz o risco de erros e facilita o cumprimento das obrigaçÔes fiscais.
Para isso, siga os passos: VĂĄ no mĂłdulo Faturamento >> EmissĂŁo de Nota Fiscal >> Inserir

Na de emissão de Nota Fiscal, insira os dados como tipo da Nota Fiscal, destinatårio, produto, entre outras informaçÔes necessårias. à importante informar o CFOP correto em cada produto, discriminando a operação fiscal de cada mercadoria constante da nota.

VocĂȘ nĂŁo utiliza o ERP HDTec e ficou interessado em conhecer? Entre em contato com nossos especialistas pelo telefone ou WhatsApp hoje mesmo para saber mais!