top of page
  • Foto do escritorAlex Nakahara

CFOP para transferência de estoque entre matriz e filial

Atualizado: 4 de out. de 2023

A transferência de estoque entre matriz e filial é uma operação comum em empresas com mais de um estabelecimento. Para que seja realizada de forma correta, é necessário utilizar o CFOP correto e emitir uma nota fiscal de transferência de estoque. Para isso, é necessário s eguir os seguintes passos:

Identificar o CFOP correto


É a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal.


O CFOP 5409 é um dos códigos fiscais mais utilizados na transferência de mercadorias entre filiais do mesmo estado, de mercadorias adquiridas de terceiros que não foram industrializadas pela empresa, e que são sujeitas à Substituição Tributária (ST).


Para transferências dentro de um mesmo estado, existem alguns códigos fiscais comuns. Confira os mais utilizados abaixo, mas sempre confirme com a sua contabilidade:

  • CFOP 5151: transferência de produção do estabelecimento;

  • CFOP 5152: transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros;

  • CFOP 5408: transferência de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito ao regime de substituição tributária;

  • CFOP 5409: transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária;

  • CFOP 5552: transferência de bem do ativo imobilizado;

  • CFOP 5557: transferência de material de uso ou consumo;

Preparar a documentação e Emitir a nota fiscal


Para emitir uma nota fiscal de transferência de estoque, a empresa deverá dispor da documentação da mercadoria a ser transportada, incluindo notas fiscais de entrada. A nota fiscal pode ser emitida manualmente ou por meio de um sistema emissor de notas fiscais.


Automatização do processo no ERP HDTec


Utilizando-se de um sistema moderno como o ERP HDTec, é possível automatizar o processo de emissão de notas fiscais de transferência de estoque. Isso reduz o risco de erros e facilita o cumprimento das obrigações fiscais.


Para isso, siga os passos: Vá no módulo Faturamento >> Emissão de Nota Fiscal >> Inserir

Na de emissão de Nota Fiscal, insira os dados como tipo da Nota Fiscal, destinatário, produto, entre outras informações necessárias. É importante informar o CFOP correto em cada produto, discriminando a operação fiscal de cada mercadoria constante da nota.

Você não utiliza o ERP HDTec e ficou interessado em conhecer? Entre em contato com nossos especialistas pelo telefone ou WhatsApp hoje mesmo para saber mais!






656 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page